WhatsApp Image 2022-05-02 at 08.15.14.jpeg
Convite para a palestra "Teorias metodologias e práticas de intervenção no patrimônio"

 

Data: 06 de maio de 2022

Horário: 13h30 

Inscrições pelo Novo Portal de Extensão da UFS

A palestra faz parte da disciplina eletiva "Laboratório de Restauro: documentação e projeto", ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Murilo Freitas, DAU-UFS.

 

"No século XXI, é bastante já conhecida a tendência que afirma que o tratamento adequado dos edifícios antigos requer dos arquitetos ampla consciência histórica, sem perder de vista os desafios pragmáticos que estes representam atualmente nas cidades contemporâneas. Contudo, o que significa "projetar para o patrimônio arquitetônico"? Que desafios fazem parte desta prática e como qualifica-la adequadamente? Para tratar deste e outros assuntos, a Profa. Dra. Teresa Cunha Ferreira da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto é nossa convidada especial e irá proferir a palestra "Teorias, metodologias e práticas de intervenção no patrimônio", a fim de apresentar casos portugueses (incluindo de sua atuação) no âmbito da conhecida "Escola do Porto". A palestra é aberta e está vinculada à disciplina "Laboratório de Restauro: documentação e projeto", prevista para acontecer de modo remoto no dia 6/5/2022, às 13h30. Inscrições já podem ser feitas no Novo Portal da Extensão da UFS. O link para acesso será disponibilizado ao e-mail registrado na inscrição. Participem! @ufsdau @cori_ufs

Teresa Cunha Ferreira é Arquitecta pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), tem Doutoramento Europeu pelo Politécnico de Milão (2009) e pós-doutoramento pela FAUP (2010-2015). Tem experiência profissional na Direcção Regional de Edifícios e Monumentos do Norte (antiga DGEMN) entre outras consultorias, colaborações, projectos e obras (2003-presente). Desde 2007, desenvolve atividade docente em teoria, história, projeto e património arquitetónico e urbano no Politécnico de Milão (2007-2008), na Universidade Lusíada (2009-2010), na Escola de Arquitectura da Universidade do Minho (2009-2017) e na FAUP (desde 2012-presente). Desde 2009, é membro Integrado do CEAU, no Grupo PACT e, desde 2021, é Investigadora Principal da FAUP onde coordena vários projetos com financiamento nacional e internacional. Desde 2019, é coordenadora da Cátedra UNESCO "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto". É membro de diversas organizações científicas e profissionais, como o ICOMOS-Portugal DOCOMOMO, APRUPP, SPEHC, entre outras."