Página destinada a publicação do acervo dos membros da rede PHI
INVENTÁRIO ARQUITETÔNICO DE NOVA IGUAÇU

Publicação do artigo intitulado: "O contexto arquitetônico de Nova Iguaçu do final do século XIX e das quatro primeiras décadas do século XX", escrito pelo Prof. Julio Cesar Ribeiro Sampaio, coordenador da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro da Rede PHI Brasil. 

O inventário arquitetônico de Nova Iguaçu foi feito a partir dos trabalhos da disciplina de Conservação do Patrimônio Edificado do Curso de Graduação de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 

 

RESUMO

  O artigo apresenta os resultados e desdobramentos da pesquisa de Iniciação Científica “Idiossincrasias do contexto arquitetônico de Nova Iguaçu,” desenvolvida com recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), conduzida no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), no período de 2018 a 2019.

   A investigação em questão concentra-se na abordagem das particularidades, condições e estratégias de conservação do conjunto arquitetônico protegido, com potencial de proteção e áreas de entorno de Nova Iguaçu, principal cidade da Baixada Fluminense, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. As informações que embasam estes diagnósticos e análises foram obtidas nas atividades acadêmicas desenvolvidas no plano de ensino da disciplina de Projeto de Conservação e Restauração do Patrimônio Edificado (IT819 - Módulo de Edificações), do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFRRJ, de 2012 a 2019. A organização, complementação e aprimoramento deste material se processaram no âmbito da citada iniciação científica.

  Evidenciou-se, ao longo do trabalho, o aprofundamento das informações disponíveis sobre os aspectos materiais e imateriais do conjunto arquitetônico de Nova Iguaçu. Essas podem subsidiar a elaboração de políticas de proteção e de conservação de um relevante patrimônio cultural que cobre diversas fases históricas - do período colonial até a modernidade, com ênfase especial no final do século XIX e nas quatro primeiras décadas do século XX - nesse caso, o mais expressivo dos pontos de vista quantitativo e qualitativo de periferias intermediárias das regiões metropolitanas brasileiras. 

  Os resultados obtidos nos estudos de Nova Iguaçu reforçam o enquadramento de sítios históricos urbanos como áreas críticas, conforme a Carta de Petrópolis do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios, Icomos Brasil, de 1987. Constituem-se ainda como referência para o desenvolvimento de propostas análogas a toda a região da Baixada Fluminense, a qual circunda a cidade do Rio de Janeiro ao longo das Zonas Norte e Oeste. As características sociais, econômicas, culturais e ambientais abordadas dessa localidade revelam conflitos entre desenvolvimento e conservação, que servem de parâmetros para a discussão deste quadro com relação às demais regiões metropolitanas do país e similares em escala global.

 

 

PUBLICAÇÃO DO TRABALHO DO ARQ. PAULO ORMINDO AZEVEDO

Paulo Ormindo de Azevedo. Fonte: desconhecida. Acesso: 21CBA29/06/2020

 

O site/blog do arquiteto Paulo Ormindo Azevedo reune sua produção escrita durante 55 anos no país e no exterior: capítulos de livros, artigos em revistas acadêmicas e em jornais. 

O acervo reune material para um grande leque de campos de pesquisa: Problemas urbanos de Salvador nos últimos 50 anos; Dilemas da Região Metropolitana e Baía de Todos os Santos; Arquitetura e urbanismo em Salvador; O Centro Antigo e suas políticas de preservação,; Visão do autor sobre conservação e inovação; Formação de opinião pública sobre patrimônio urbano e ambiental,; Cultura urbana; Luta cidadã e política nacional.

Para facilitar a pesquisa, a produção está dividida em oito temas: Arquitetura e urbanismo, História e protagonistas, Região Metropolitana e Baia de Todos os Santos, Estado da Bahia, Política nacional e internacional, Cidade do Salvador, Cultura e educação e Preservação e centros históricos. O pesquisador pode ainda buscar outros temas entrando em “palavra chave”