“A proposta de discutir a preservação do patrimônio cultural na contemporaneidade nasceu da iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói/RJ) em consórcio com a Rede Internacional PHI (Patrimônio Histórico + Cultural Iberoamericano) e o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil). Os imensos desafios da conservação do patrimônio cultural, frente às demandas socioculturais e econômicas da cidade contemporânea, merecem ser objeto de debate, bem como a difusão do estado da arte sobre o ensino e a prática da conservação do patrimônio cultural no Brasil.
Para a publicação do debate, optou-se por organizar o conteúdo em dois volumes, separando as discussões sobre o ensino daquelas sobre a prática.
Para o presente livro, convidamos pesquisadores e professores de diferentes regiões do país que estão envolvidos com o tema da intervenção no patrimônio arquitetônico de valor cultural para discutir o seu ensino nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. O livro é estruturado em dois grandes temas absolutamente interligados: o ensino de patrimônio e os conteúdos mínimos do ensino de patrimônio na graduação. Estes temas permitem ao leitor um panorama da história e das dificuldades na inserção destas disciplinas nos currículos de arquitetura e urbanismo, seja na graduação como também na pós-graduação, notando-se que o ensino da temática patrimonial passa a ser obrigatório a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 1994: antes disto o tema era tratado de forma indireta nas disciplinas de história da arquitetura, além de disciplinas optativas, a critério dos cursos.”