Página destinada a publicação dos trabalhos da Rede PHI Brasil

PATRIMÔNIO CULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE: VOLUME 1 - ENSINO

Capturar livro.PNG

“A proposta de discutir a preservação do patrimônio cultural na contemporaneidade nasceu da iniciativa da Universidade Federal Fluminense (UFF-Niterói/RJ) em consórcio com a Rede Internacional PHI (Patrimônio Histórico + Cultural Iberoamericano) e o Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS Brasil). Os imensos desafios da conservação do patrimônio cultural, frente às demandas socioculturais e econômicas da cidade contemporânea, merecem ser objeto de debate, bem como a difusão do estado da arte sobre o ensino e a prática da conservação do patrimônio cultural no Brasil. 

Para a publicação do debate, optou-se por organizar o conteúdo em dois volumes, separando as discussões sobre o ensino daquelas sobre a prática.

Para o presente livro, convidamos pesquisadores e professores de diferentes regiões do país que estão envolvidos com o tema da intervenção no patrimônio arquitetônico de valor cultural para discutir o seu ensino nos cursos de Arquitetura e Urbanismo. O livro é estruturado em dois grandes temas absolutamente interligados: o ensino de patrimônio e os conteúdos mínimos do ensino de patrimônio na graduação. Estes temas permitem ao leitor um panorama da história e das dificuldades na inserção destas disciplinas nos currículos de arquitetura e urbanismo, seja na graduação como também na pós-graduação, notando-se que o ensino da temática patrimonial passa a ser obrigatório a partir das Diretrizes Curriculares Nacionais, aprovadas em 1994: antes disto o tema era tratado de forma indireta nas disciplinas de história da arquitetura, além de disciplinas optativas, a critério dos cursos.”

 

 

SEMINÁRIO PATRIMÔNIO CULTURAL NA CONTEMPORANEIDADE: ENSINO E PRÁTICA / 3º SEMINÁRIO DA REDE PHI BRASIL

REDE PHI: A PLATAFORMA DE PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL IBERO-AMERICANO

 

Valentina de Farias Betemps da Silva 

Profa. Dra. Ana Lúcia Costa de Oliveira 

RESUMO

O presente trabalho vem apresentar a Plataforma da Rede PHI como difusor democrático de conhecimento e um instrumento de preservação do patrimônio iberoamericano. Através do levantamento e análise dos casos publicados pela Universidade Federal de Pelotas na Plataforma PHI se destaca a importância de um meio de catalogar e divulgar os estudos feitos dentro da academia, bem como a fértil troca cultural proporcionada pela Rede ao reunir estudos e propostas de intervenção patrimoniais dos diversos países que a compõem. Levando em consideração o aspecto singular da Rede, um conjunto de países ibero-americanos, apresenta-se também a proposta do Tesauros, que vem para dar suporte ao processo de integração gerado pela Plataforma. Assim, este estudo aborda o futuro dos trabalhos acadêmicos e como é possível tornálos mais acessíveis de modo atual e, dentro de seus contextos, alinhado às necessidades do presente.

 

A INOVAÇÃO PEDAGÓGICA DO PFLEX NA UFMG: CONSIDERAÇÕES SOBRE A DISCIPLINA E ESTUDO DE CASO 

 

Prof. Dr. Flávio de Lemos Carsalade (UFMG)

RESUMO


O curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Minas Gerais criou, em 2011, uma inovação pedagógica no ensino de projeto arquitetônico representada por módulos flexibilizados sem posição fixa na grade curricular e de livre escolha do aluno. O presente trabalho discute os pontos positivos e negativos da experiência e relaciona-a a caso concreto ligado ao tema de projeto de intervenção em bem cultural.

 

PROPOSTAS PARA UM NOVO TEMPO DO PHI

__________

 

Prof. Dr. Flávio de Lemos Carsalade (UFMG)