36.png

Paulo Ormindo de Azevedo. Fonte: desconhecida. Acesso: 21CBA29/06/2020

 

PUBLICAÇÃO DO TRABALHO DO ARQ. PAULO ORMINDO AZEVEDO
 

Paulo Ormindo David de Azevedo nasceu em Salvador,em 1937. Formou-se em arquitetura pela Universidade Federal da Bahia em 1959, fez especialização em “Conservação e restauração de bens culturais” no International Centre for Conservtion and Restoration of Monuments and Sites – ICCROM/UNESCO e doutorado no mesmo campo na Università degli Studi di Roma, “La Sapienza” em 1970, na Itália.
Ingressou como Instrutor de Ensino na Faculdade de Arquitetura da UFBA, em 1963, chegando a Professor Titular por concurso em 1996. Nela fundou o Grupo de Restauração de Arquitetura e do Urbanismo, GRAU, onde realizou, em convenio com o Estado de Sergipe, planos de preservação para S. Cristóvão e Laranjeiras e, com o IPHAN para Cachoeira.

Importante figura para o cenário de proteção e conservação do patrimônio cultural nacional, o arquiteto trabalhou no IPHAN-BA e foi membro do seu Conselho Consultivo, no Rio de Janeiro. Além disso, coordenou o Inventario de Proteção do Acervo Cultural da Bahia – IPAC-SIC, obra em sete volumes.
Foi consultor da UNESCO realizando missões em toda a América Latina, Caribe e África Lusofone.
É autor de projetos de restauração de monumentos com destaque para o Mercado Modelo, Quinta do Tanque e Pousado do Convento do Carmo de Cachoeira e projetos de arquitetura contemporânea premiados.

É com pesar que anunciamos que o prof. Paulo Ormindo está deixando a sua função de representante brasileiro no Comitê Científico da Rede PHI após vários anos de excelente trabalho e muita presença. Durante este tempo, ele deu respeitabilidade à participaçãop brasileira e enriqueceu bastante os debates com seu conhecimento e espírito crítico. É uma pena, mas ele segue participando da rede, embora não mais como nosso representante no comitê científico. 

Deixamos aqui registrado nosso eterno agradecimento ao professor pelos seus trabalhos e contribuições e, principalmente, pelo companheirismo ao longo desses anos de consolidação da Rede PHI.

 

Para mais informações sobre o trabalho e as obras do prof. Paulo Ormindo, acesse o site.